Quem já costura sabe o quanto são essenciais os pontos de costura à mão, para uma boa preparação e acabamento de uma peça.
Quem não costura ainda, deve começar por aqui!
Damos aqui início a uma série de dicas, instruções e curiosidades acerca dos pontos de costura à mão essenciais.
Espero que vos ajude e seja útil nas vossas aventuras pela costura.
Pontos de marcação
Mesmo quando se costura à máquina os pontos de costura à mão, são necessários para a preparação da peça que vamos costurar.
Os pontos de marcação são utilizados para marcar a localização de bolsos, alterações de bainha, correção de costuras, linhas de cintura, pregas, etc…
Execução: Passe o fio de alinhavo com cerca de 2,5cm, sobre uma camada única de tecido onde pretende fazer a marcação. Coloque esta camada sobre a outra a marcar. Espete alfinetes sobre as marcações, prendendo as duas camadas de tecido. Passe o fio de alinhavo sobre as marcas dos alfinetes na outra camada de tecido, deste modo ficam transferidas as marcações nas duas camadas de tecido.
Ponto de Alinhavo
No seguimento do ponto anterior em que falei do “passar fio de alinhavo”, explico agora o que é o alinhavo ou alinhavar e as suas diferenças do ponto anterior.
Também considerado um ponto de preparação, que habitualmente se usa em conjunto ou depois do “passar fio de alinhavo”. O alinhavo precede a prova da peça no corpo, quando se trata de vestuário.
Execução: alinhavar, ponto de alinhavo ou alinhavo miúdo, deve ser efetuado no avesso do tecido, na união de duas partes do mesmo. Ao contrário do “passar fio de alinhavo” que se usava só numa camada única de tecido, recorda-se?
Também conhecido como alinhavo miúdo, o seu tamanho não deve exceder 1 cm de comprimento e é efetuado continuamente na marcação previamente feita, em giz, alfinetes ou fio de alinhavo. Exemplos: laterais de uma peça de vestuário, ombros, mangas, fechos, etc.
Experimentem e contem-me tudo, espero que vos ajude e seja útil nas vossas aventuras pela costura. Continuem a acompanhar o nosso journal para mais dicas e truques! 🙂
A nossa escola
A nossa escola de costura tem o equipamento necessário para usares durante as aulas mas se já tiveres a tua própria máquina aconselhamos a que a tragas e comeces desde logo a aprender com ela.
Se procuras ensino personalizado, com atenção ao detalhe e foco na independência com uma base sólida de conhecimento e uma escola com um excelente sentido de comunidade, inscreve-te já!
Perguntas frequentes
Não tenho experiência em costura, tem aulas de costura para iniciantes?
Claro que sim! As nossas aulas de costura para iniciantes foram pensadas precisamente para começar do zero e acabar com a primeira peça de roupa modelada e costurada!
Tem turmas pequenas em que possa aprender ao meu ritmo?
Na nossa escola de costura as turmas tem um máximo de 5 alunas. Assim a formadora consegue dar toda a atenção necessária a todas as alunas durante as aulas.
As aulas de costura são teóricas ou práticas?
Acreditamos em aprender a fazer! As aulas são práticas. Começamos por explicar e demonstrar mas depois cada aluna faz o seu próprio projeto. Do inicio ao fim!
A escola de costura tem aulas em horário pós-laboral ou ao fim de semana?
Sim! Temos aulas em regime pós-laboral de segunda a sexta feira e aulas aos sábados de manhã e tarde.
Onde fica a escola de costura?
Estamos no centro empresarial Candal Park, a 500 metros da Ponte da Arrábida. Temos estacionamento privado e gratuito para que não tenhas de te preocupar com o carro durante as aulas.